Quando usar gesso ?

O gesso pode ser um elemento muito importante na decoração do seu apartamento. Com rebaixos bem planejados, ele permite personalizar espaços e deixá-los muito mais agradáveis. Mas deve ser usado com cuidado porque o excesso ou a utilização inadequada pode comprometer o visual daquilo que se pretende deixar bonito. O gesso é geralmente usado em rebaixos e sancas, assim ele delimita áreas, disfarça vigas mal posicionadas e cria a sensação de movimento. É também um recurso que permite o uso racional e harmônico da iluminação nos ambientes. Para entender melhor quando optar – ou não – pelos rebaixos, veja as dicas:

  • Os rebaixos não devem ser utilizados em tetos que já são muito baixos – quando o pé direito do ambiente é de 2,40 metros ou menos. Nesse caso, o uso de rebaixo vai dar a sensação de opressão. Caso se queira criar a sensação de movimento em tetos baixos, a melhor opção são os borders (bordas de papel de parede).
  • O inverso, é verdadeiro para os tetos muito altos, presentes especialmente em apartamentos mais antigos que têm mais de 2,60 metros de pé direito. Situações como essa tornam o rebaixo imprescindível. Nos imóveis atuais, o pé direito costuma estar próximo dos 2,60 metros e, nesses casos, o rebaixo é bem-vindo.
  • O gosto do dono é um fator muito importante. Para algumas pessoas, rebaixos em curvas são considerados excessivamente ousados – preferem os que têm linhas retas. Outras, por sua vez, consideram que rebaixos retos são rígidos demais. Levar em conta as características de quem vai “conviver” com o ambiente rebaixado é muito importante.
  • O rebaixo cria a possibilidade de se ter vários níveis de iluminação em um só ambiente. Ele viabiliza tanto uma iluminação mais direta, com dicróicas e outras lâmpadas, como uma alternativa mais suave, com a luz vinda da sanca. Mesmo na sanca, é possível ter dois níveis de intensidade luminosa: o cordão luminoso, que só emite uma luz tênue, difusa; e luzes embutidas, que são mais claras que o cordão, mas não chegam à intensidade da iluminação direta.
  • Quando o teto não é muito alto, o ideal seria utilizar iluminação indireta com sancas e rasgo de luz, assim o foco da luz sofre uma barreira, sem perder a luminosidade.
  • A iluminação a ser usada no rebaixo deve sempre levar em conta a cor do ambiente e a faixa etária das pessoas que irão utilizá-lo.
  • As molduras de gesso utilizadas em ambientes pequenos devem ser de formas mais retas, de preferência aplique em 90 graus e não muito pequeno, como se pensa ser o certo, pois molduras pequenas chamam mais atenção para o tamanho do ambiente, quando esse já tem uma área reduzida.
  • Em ambiente grande, devem ser utilizadas molduras largas e de preferências as que fazem teto e parede, para dar um ar mais aconchegante ao ambiente.

Antes de fazer a aplicação do gesso em sua casa, procure referências de projetos e indicações de pofissionais!

Related Posts with Thumbnails


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *