O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Cada litro de óleo despejado no esgoto tem potencial para poluir cerca de um milhão de litros de água, o que equivale à quantidade que uma pessoa consome ao longo de 14 anos de vida. Se for para a rede de esgoto, o óleo também encarece o tratamento dos resíduos em 45%.
Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta em fins desastrosos ao meio ambiente:
- O óleo impermeabiliza o solo podendo ocasionar o aumento das enchentes.
- O óleo cria uma fina camada da superfície da água, prejudicando a oxigenação da água dos rios, causando danos à vida aquática.
- O óleo causa mau cheiro e poluição.
- O óleo quando descartado no esgoto doméstico pode causar entupimento das tubulações causando refluxo do esgoto.
Dicas para entregar seu óleo de fritura usada:
- O óleo deve ser armazenado, de preferência, em garrafas de plástico transparente.
- Não é preciso peneirar o óleo.
- Os resíduos do alimento também são aproveitados na reciclagem.
Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto, várias cidades em todo o Brasil têm criado métodos de reciclagem. Diversas são as possibilidades de reciclagem do óleo de fritura, entre outras finalidades destacam-se a produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e biodiesel.
Aprenda a fazer sabão a partir do óleo de cozinha utilizado no dia-a-dia:
Ingredientes:
- 2 litros de óleo de cozinha usado
- 350 g de soda cáustica em escama
- 350 ml de água
Modo de preparo:
Dissolva a soda cáustica na água em uma vasilha reforçada, pode ser uma lata de tinta de 18 litros. Reserve.
Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada a 60ºC. Apague o fogo e, em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar por 20 a 30 minutos. Despeje o conteúdo em fôrmas de sabão e aguarde a secagem.
IMPORTANTE: ao dissolver a soda cáustica, use luvas e óculos de proteção para evitar acidentes e deixe o sabão em descanso depois de pronto por alguns dias, antes de usá-lo.
Jogar óleo de cozinha na pia ou no ralo é um dos maiores erros que podemos cometer. A reciclagem do óleo de cozinha é uma maneira fácil e consciente de ajudar na preservação do meio ambiente, e não dá trabalho!