Aquecimento global, amenizar os efeitos é preciso!

Todos os dias se acompanham na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo no clima mundial, onde, o desmatamento e as queimadas de florestas e matas estão colaborando para este processo.

Para entender melhor sobre o aquecimento global: os raios do sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global.

Podemos citar como algumas conseqüências o aumento do nível dos oceanos, o crescimento e surgimento de desertos, o aumento de furacões, tufões e ciclones e ondas de calor: onde em regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor.

Em busca de alternativas para minimizar o aquecimento global, 162 países assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997. Conforme o documento, as nações desenvolvidas se comprometem a reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito de estufa, em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990.

Uma das soluções mais urgentes são o investimento em energias limpas e renováveis e o controle dos resíduos que as indústrias produzem. No campo ecológico, destaca-se a importância da restauração de áreas degradadas, da preservação do ecossistema de cada lugar (ou seja, nenhuma extração deve degradar o equilíbrio ambiental).

Somente com a mobilização de todos os grupos sociais e econômicos, pode-se mudar ou amenizar os efeitos do aquecimento global! A sobrevivência do mundo e de todos os seres vivos está em nossas mãos!

Related Posts with Thumbnails


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *