O meio ambiente e sua preservação está no centro das atenções da sociedade de hoje, essa preocupação com o planeta faz com que haja elaboração de medidas governamentais e divulgação de pequenas ações que podem ajudar na preservação dos nossos tesouros naturais!
Ensinada em grande parte das escolas, a reciclagem é de grande importância no processo de preservação e desde o dia 1º de janeiro, está em vigor a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos onde o objetivo principal é intensificar as ações de educação ambiental para melhorar as condições do meio-ambiente brasileiro. A regulamentação impõe uma multa de R$ 50 a R$ 500 a quem não separar o lixo e prevê a obrigação das prefeituras de coletarem separadamente o lixo orgânico do reciclável.
O processo de fiscalização ainda não foi definido, mas, a nova lei torna obrigatória a separação de lixo doméstico em cidades em que há coleta seletiva. Todos nós, empresas, indústrias, produtores, comerciantes, distribuidores e consumidores agora somos responsáveis pelo destino correto dos resíduos que produzimos!