Qual a função da iluminação na decoração?

Decorar uma casa não significa apenas comprar móveis e objetos e distribuí-los pelos ambientes. Para a decoração estar completa é preciso um projeto bem elaborado de iluminação para destacar e valorizar os móveis e objetos além de ser importante para a execução de muitas atividades domésticas e empresariais.

O projeto de iluminação de um ambiente deve ser focado na funcionalidade, harmonização com a decoração e, preocupação mais atual, na economia energética. Veja algumas dicas para não errar na iluminação:

  • Há atividades que necessitam de mais luz, como ler, cozinhar, trabalhar no computador e o tipo de iluminação a ser usada muda de acordo com a atividade.
  • Quando no computador, a fonte de luz não deve estar direcionada para o rosto do usuário nem para o monitor. Importa inclusive se o usuário é destro ou canhoto!
  • Também se deve levar em conta o material e as cores de luminárias, porque eles podem refletir a luz e atrapalhar a iluminação.
  • Pinte a sua casa de cores claras para ajudar a refletir a luz natural, e atrasar a necessidade de  acender a luz elétrica.
  • Para as casas com pé direito baixo, as luminárias em estilo coluna iluminam de baixo para cima e dão impressão de que a parede é mais alta.
  • Lâmpadas embutidas em sancas, abajures e arandelas são recursos para criar um jogo de luzes indiretas, adequado a uma conversa entre amigos ou para a hora do relax.
  • Spots e luminárias dão destaques a certos objetos.

Experimente, a decoração também é influenciada pela iluminação utilizada. E uma Iluminação bem projetada é economia e funcionalidade para sua casa!

Related Posts with Thumbnails


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *