Grande parte das tintas vendidas apresentam na composição compostos orgânicos voláteis e metais pesados que prejudicam a saúde e o meio ambiente. Geralmente, as tintas acabam sendo a parte mais poluente de uma obra ou reforma. Pensando nisto e em uma política sustentável, as indústrias de tintas começaram a investir em produtos que não prejudiquem o meio ambiente.
Se você ainda tem dúvidas sobre isto, seguem algumas considerações:
- O que são tintas ecológicas? São tintas formuladas com matérias naturais, sem componentes sintéticos ou derivados do petróleo. Para ser classificada como ecológica, a tinta deve ter seu ciclo de vida avaliado incluindo o consumo de água, efluentes gerados, descarte e reciclagem de materiais.
- Quais os tipos de tintas ecológicas existentes? As tintas ecológicas podem ser de três tipos: minerais, vegetais e com insumos animais.
- Qual a pintura mais natural e de acesso fácil? A pintura de cal é praticamente natural, barata e de fácil aplicação. Ela também tem problemas, mas, é uma pintura natural de fácil acesso!
- Sobre os produtos convencionais, quais os menos agressivos a saúde e ao meio ambiente? Se não houver produtos ecológicos no comércio, uma alternativa é os produtos a base de água. É melhor utilizar produtos a base de água do que a base de solventes, isto também vale para resinas, colas, impermeabilizantes.
Agora você pode e deve fazer a diferença também quando for pintar sua casa!
Bem que vcs poderiam colocar a ‘formula’ da tinta ecologica por aqui –
Olá Mauro e Manoel, obrigada por passarem aqui, fiquem sempre de olho no blog que vamos postar mais sobre as tintas.
Obrigada
Juliana