Organize sua despensa!

Ter uma despensa em ordem poupa tempo e trabalho na hora de cozinhar não é mesmo? Às vezes quando você quer cozinhar alguma coisa pode ficar até desanimado ao perceber que não tem um item da receita. E sair para comprar o produto pode não ser uma opção no momento.

Para que isso não aconteça, organizar tudo que se compra em um local arejado e limpo é fundamental, afinal o processo de alimentação começa com a compra do produto e só termina quando sentamos à mesa.

Claro que você não precisa ter um mini supermercado em casa, mas quem cuida da casa sabe quais são os produtos mais usados pela família. Com isso em mente fica mais fácil criar uma lista para a compra do próximo mês. Mas uma coisa é bastante importante: você não pode simplesmente chegar do supermercado e jogar tudo dentro do ármario. A organização além de deixar o espaço mais bonito, evita o desperdício.

Em primeiro lugar, quando um produto acabar, tenha sempre uma lista de compras por perto para anotar o que acabou. Antes de fazer as compras do mês, limpe a sua despensa e deixe tudo bem seco.

Armazene os alimentos em potes transparentes, como o arroz, feijão, açúcar ou a farinha, pois fica mais fácil saber se eles estão acabando ou não. Uma dica é agrupar os alimentos: grãos, massas, enlatados, condimentos, deixando a procura por eles mais rápida também. Produtos com validade maior podem ser acondicionados em maior quantidade também.

Produtos novos devem ir para o fundo da prateleira e os mais velhos à frente, para serem consumidos primeiro. Os perecíveis devem sempre ter ventilação, já os não perecíveis devem ser guardados em locais secos, sem umidade e longe do calor.

Uma boa dica: para a farinha de rosca ficar sempre fresca, sem cheiro ou gosto de mofo, coloque uma folha de louro no pote onde ela estiver guardada.

Você não deve guardar produtos de limpeza em sua despensa. O ideal são os alimentos na despensa, artigos de limpeza na área de serviço e produtos de higiene no banheiro. Caso não tenha espaço, coloque-os em lados opostos da prateleira, o mais longe possível.

Depois de toda essa arrumação, é claro que você também não pode esquecer de deixar sua geladeira em ordem também, certo?

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *