Os pisos cerâmicos são duráveis, fáceis de lavar e podem ser aplicados internamente ou externamente. Com uma grande varidade de cores, estilos e texturas, fica até difícil escolher qual usar.
A cerâmica é produzida com argila enquanto que o porcelanato leva feldspato e quartzo prensados, sendo queimado com temperaturas mais altas. Ele absorve menos água e tem maior resistência.
Pela sua beleza, estão deixando de ser usados somete em áreas molhadas para cobrirem toda a casa. Há uma tendência de usar o mesmo material em todos os ambientes, só usando diferentes acabamentos, mas você não precisa seguir isso à risca.
Na cozinha use cores mais claras como o branco e o marfim. Na sala você pode até usar duas cores, intercalando-as. Já nos quartos use tons mais aconchegantes. No banheiro, por ser uma área menor, você pode ousar mais e utilizar cores como o verde e o azul. Lembrando também que existem vários modelos que lembram madeira, tecidos ou pedra.
Para escolher o tipo de piso, pense no tráfego de pessoas no local, se haverá muita sujeira ou não e consequentemente a necessidade de limpeza. Assim como a segurança e a presença de água ou areia. Os pisos cerâmicos são divididos conforme a resistência, o grau se dá por PEI (Porcelain Enamel Institute):
- PEI 1 = usados em locais como banheiros e quartos, onde anda-se descalço ou de chinelo;
- PEI 2 = usados em ambientes onde se anda de salto (salas e corredores), exceto cozinhas e entradas;
- PEI 3 = presente em todas as dependências da casa, onde geralmente há alguma sujeira, que não seja areia;
- PEI 4 e 5 = para lugares com muito tráfego de pessoas, como shoppings, lojas, etc. No seu quintal você pode usar o PEI 4.
Na hora de comprar verifique se na embalagem existe informações sobre o fabricante, endereço, telefone e a indicação de que o piso está de acordo com as normas. Depois, com a metragem correta dos ambientes, peça para o vendedor calcular quantas caixas do produto você precisará. Você sabia que por norma, o consumidor deve receber 95% das peças dentro do padrão de qualidade ao qual pagou? Por isso que também é comum pedir mais 10% em cima da quantidade total por causa de quebras e recortes que normalmente são feitos nos pisos.
Para cada 4m² de piso, requer um saco de 20kg de argamassa. E para cada 3m² de piso é usado 1kg de rejunte.
E na obra, empilhe as caixas com o produto cuidadosamente até uma altura máxima de 1,5m.
gostei muito mesmo,bem interessante, as dicas foram bastantes utéis
tinha muitas dúvidas sobre o piso ideal para a casa toda.
obrigada!
Olá Iva, que bom que lhe foi útil. Volte sempre!