Como economizar na conta de água!

Como no post sobre economia de energia elétrica, hoje você verá dicas para também economizar a água, simplesmente com a mudança de alguns hábitos. Afinal, além de ser melhor para seu bolso, o planeta agradece o uso correto dela.

Comece economizando quando for lavar seu carro ou suas calçadas. O uso da mangueira por 15 minutos, utiliza de 280  a 380 litros de água. Lavando uma vez por semana, ao final do ano são cerca de 15 mil litros de água!  Dá próxima vez, use baldes e vassouras. Imagine a economia ao utilizar alguns baldes para ensaboar e mais alguns para enxáguar.

Ao molhar o jardim por 10 minutos, também usando a magueira, o consumo pode chegar a 190 litros. Então troque-a por um regador. Lembrando que agora no inverno a rega não precisa ser todos os dias.

No inverno as pessoas não costumam tomar banho de piscina, mas também esquecem da manutenção apropriada dela. Você sabia que uma piscina de tamanho médio, pode perder até 4 mil litros de água por mês, somente devido a evaporação? Esse valor poderia suprir as necessidades de beber água de uma família de quatro pessoas durante um ano e meio! Se você cubrir a piscina, esse gasto é reduzido em até 90%.

Quando for lavar a louça, primeiro ensaboe todos os pratos, para somente enxaguá-los todos juntos. Parece pouca coisa, mas a economia é muito grande. Com 15 minutos de torneira aberta, a vazão chega a até 240 litros. Ao enxáguar toda a louça junta, durante 5 minutos, por exemplo, a economia de água chega a 160 litros! Assim como a velha dica de fechar a torneira equanto escova os dentes.

Na hora do banho, lembre-se de não ficar muito tempo sob o chuveiro. Claro que em épocas frias é gostoso aquecer o corpo, mas um chuveiro a gás consome 243 litros e um chuveiro elétrico 144 litros para um banho de 15 minutos, em média. Uma dica bem interessante: você liga o chuveiro elétrico e tem que esperar a água esquentar para entrar no banho? Deixe um balde em baixo do chuveiro e aproveite essa água acumulada para lavar o carro, molhar o jardim ou até mesmo lavar a louça.

A máquina de lavar roupa sempre deve ser usada quanto estiver cheia. Uma máquina que tenha capacidade de 5 kg consome em média 135 litros para efetuar o ciclo completo. E ainda pode-se aproveitar a água do enxágue para lavar as calçadas ou a área de serviço.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *