Proteja sua casa dos ruídos externos!

Depois de chegar em casa após um dia de trabalho, o que você mais quer é sossego para descansar. Mas como fazer isso com todo barulho que vem de fora? Principalmente se você vive nas grandes cidades e em prédios com vizinhos por todos os lados?

Bem, com algumas dicas você pode amenizar os efeitos, mesmo com seu imóvel já construído. Primeiramente você deve identificar de onde vem o barulho. Caso seja proveniente de casas noturnas, bares, ou da rua mesmo, o problema recai somente sobre o morador. Você deve reclamar com as autoridades municipais sobre o excesso de barulho e aumentar o isolamento da sua casa.

Os vilões principais são as aberturas. No Brasil os caixilhos de portas e janelas não costumam ser 100% confiáveis. Caso entre água por eles, com certeza o som passará muito mais facilmente. Claro que se você quer um isolamente acústico eficiente, terá que pagar mais por isso, usando esquadrias de pvc e vidros duplos nas janelas, por exemplo. É mais caro, mas o efeito é notório.

Nas portas pode-se usar borrachas de vedação nas suas extremidades. As paredes, que estão sendo feitas cada vez mais finas, também deixam passar muitos ruídos. As paredes feitas de drywall podem vir com revestimentos como lã de rocha ou placas de gesso acartonado, que melhoram muito o conforto acústico. Para evitar o quebra-quebra, você pode revestir as paredes voltadas para o barulho externo com carpetes. A opção de placas de gesso normalmente são mais aplicavéis pela praticidade e também por serem anti-alérgicas. Dependendo do barulho, um papel de parede texturizado já ajuda no isolamento.

Mais saiba que é impossível barrar todo o barulho vindo de fora. Com o imóvel já pronto, as medidas são somente paliativas. Em edifícios, onde o barulho vem dos vizinhos, o som se espalha pelas vigas e lajes. Para não incomodar o vizinho de baixo, você pode colocar mantas acústicas sobre o piso, para diminuir o ruído feito por sapatos, por exemplo.

O barulho vindo do vizinho de cima pode ser amenizado com forros acústicos, mas para evitar mesmo o barulho, somente acabando com ele na fonte, ou seja, seria preciso retirar o piso do seu vizinho, colocar materiais isolantes e instalar o piso novamente.

Mas a principal dica, é ter bom senso. Morar hoje nas cidades, em uma sociedade coletiva, requer esforço de todos os lados. O respeito entre vizinhos é fundamental, tanto de quem faz o barulho, quanto de quem ouve. É impossível pensar em viver hoje sem ouvir nenhum barulho proveniente do lado de fora da sua casa ou dos vizinhos. O diálogo entre moradores sempre é o melhor negócio.

Related Posts with Thumbnails


Comentários

  1. Trabalho em uma escola pública e temos uma sala de aula que fica próxima a uma quadra de esportes. O barulho tem sido muito e impedido algumas aulas. Há alguma medida paliativa que poderia ser utilizada para minimizar o ruído externo?
    Pensamos em revestir internamente a parede que fica voltada para a quadra com isopor e caixas de ovos (materiais baratos). Como há janelas basculantes nesta parede, a ideia era travar as janelas e aplicar os materiais também sobre elas. Podemos esperar um bom resultado com esse procedimento?

  2. Bom dia André. Seguinte, num caso como esses eu indicaria fazer uma parede dupla revestida internamente com lã de rocha ou lã de vidro. Dessa forma garantiria melhores resultados acústicos. As caixas de ovos e o isopor são materiais bons também, mas não sei se um barulho como de uma quadra irá resolver. O ideal era entrar em contato com um arquiteto para ver de quantos decibéis seria esse ruído e ver qual medida conseguiria eliminar esse som. Espero ter ajudado!

  3. Comprei um apartamento novo,porém quando me mudei verifiquei que existe um barulho vindo de uma empresa no sistema de refrigeração, fica instalado no teto, eles ficam girando em alta velocidade e faz um barulho que incomoda, como esta empresa já existia e o prédio foi construído próximo, existe alguma possibilidade de resolver este problema? Obrigada.

  4. Bom dia André, já fiz um comentário mas não foi respondido.Estou morando num apartamento recem construido de 12 andares, o problema é que não é sou eu mais varios moradores, principalmente o que estão nos andares mais altos, ficamos expostos ao barulho do Ar condicionado de uma Empresa particular, o fundo desta empresa fica ao lado do predio.O sistema de refigeração fica 24 horas no ar, é um barulho incomadadiv. Já ligamos para o órgão público competente para fazer a denuncia, esperamos que tenha resultado.De ante mão o que essa empresa pode fazer para minimizar ou até mesmo acabar com esse barulho? Obrigada pela resposta.

  5. Olá Lúcia,

    recomendo que você verifique junto a prefeitura da sua cidade qual as normas relacionadas ao barulho, principalmente como você disse 24 horas, o barulho passa do horário comercial. Como em São Paulo existe a Lei do Silêncio.

    Sabendo o limite de decibéis da sua área/bairro, agora recomendo que contrate um profissional que tenha experiência e equipamento para medir o número de decibéis dentro do seu apartamento, a parti disso ele vai lhe indicar qual o melhor material para isolar sua casa, se você troca sua janela pela janela de vidro-duplo (a principio sim). Outra cosia também é, já que ainda não é possível acabar com o barulho externo, minimize ao máximo dentro de casa. Use tapetes, carpetes, cortinas, verifique seus eletrodomésticos, troque se necessário, geladeira, máquina de lavar, isso vai ajudar na acústica dentro de casa.

    Com relação a empresa, acredito que seja interessante coletar um abaixo assinado de todos que se incomodam com o barulho, provavelmente todos do prédio como vizinhos. Entrar em contato com a empresa para que façam algo para minimizar o impacto do equipamento deles. Eles podem colocar todo equipamento sobre solo de borracha, ou até mesmo troca-los. O que não pode é prejudicar com ruído externo ambientes de uso prolongado, sua casa!

    Espero ter ajudado! Obrigada, e volte sempre ao blog. Juliana

  6. Boa noite, tenho um bebê e onde moro soltam fogos na madrugada. Ele sempre se assusta. os Ggostaria de obter obter sugestão de como isolar o som externo de fogos de artifício pelo menos do quarto que dorme. Obrigada.

  7. Prezado Luciano,

    as casas geminadas, principalmente as mais antigas de alvenaria comum e com pisos e coberturas de madeira, costumam sempre ter esse problema.

    A solução não é barata e o primeiro passo será que conversar com o vizinho para chegarem a um acordo. A melhor solução é contratar um profissional para averiguar a solução mais adequada para a sua casa. A troca da parede existente por uma dupla de drywall com lã de rocha entre elas vai ajudar assim. Entretanto a cobertura também influencia. Sendo ela de laje é ótimo, de madeira também será interessante aplicar a manta.

    Obrigada pela visita. Votle sempre! Juliana

  8. Adriana, meu conselho segue os outros. Contrate um profissional, arquiteto ou engenheiro. É preciso levar diversos fatores em questão. Você mora em casa ou apartamento? Qual é o tipo de esquadria que há na casa (portas-janelas)? Qual a cobertura? Laje ou estrutura em madeira? Que tipo de piso é o quarto? Tudo isso vai ser levado em consideração. Pequenas medidas como utilização de carpetes/tapetes, como cortinas ajudam a absorvem o som. Entretanto pode ser necessário soluções como paredes duplas e janelas duplas.

    Espero que tenha ajudado. Te espero de volta ao blog! Juliana

  9. Hudson, conversar de maneira amigável com seu vizinhos seria a melhor solução no caso, cheguem a um consenso juntos de modo que os dois ganhem de alguma forma.

    Aumentar o muro ajuda sim, mas não resolve.

    Juliana

  10. Olá Tiago, vai ajudar sim com o som entre a parede que você compartilha com seu vizinho. Mas seria interessante conversar com ele para ambos adotarem de isolamento e com isso uma melhor eficiência do isolamento.

    Dependendo do tipo de parede e espessura, muitas vezes é necessário todo um estudo de material.

    Obrigado pela visita e volte sempre.

  11. Excelente post!
    Tratar a acústica como um meio para o bem não somente próprio e de quem mora em sua residência, mas também pensando no vizinho e na boa qualidade de vida para todos é muito importante para um bom relacionamento com o morador ao lado. Além, é claro, de um melhor aproveitamento do que o isolamento acústico tem de bom, o conforto e o sossego.

  12. Excelente post!
    Infelizmente, não há como eliminar todos os ruídos externos, mas a acústica está trabalhando cada vez mais para que sua funcionalidade aumente ao ponto de conseguir tal fato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *