Dicas para economizar energia – Iluminação

A iluminação de uma casa é o item mais fácil de ser visto na hora de tentar economizar energia. Precisamos dela na nossa vida diária e é por este uso contínuo que necessitamos aprender a usá-la da melhor forma possível.

Na hora de economizar, as ações devem ir além do simples apagar de luzes quando o ambiente estiver vazio. Devemos ter noção do que é a energia elétrica para saber como extrair o melhor dela.

Para diminuir o uso da iluminação artificial em casa, pinte as paredes e o teto com cores claras. Elas refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de ligar as luzes mais cedo ao longo do dia.

Sempre que puder, aproveite a luz do dia para ajudar nos seus afazeres. Você pode utilizar telhas de vidro ou claraboias para deixar a luz entrar pela casa.

O que diferencia o uso das fluorescentes frias (brancas) e das quentes (amarelas) é a preferência estética, além do gasto de energia também.  As tubulares, brancas, são mais utilizadas no comércio, escritórios, banheiros e cozinhas. As circulares brancas são mais recomendadas para os ambientes residenciais.

Em ambientes onde a luz fica por mais de 4 horas ligada, troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Você pode pensar que o ambiente possa ficar com aspecto mais frio, mas você sempre pode trabalhar com luzes mais quentes em abajures ou luminárias espalhadas pelo ambiente.

Você sabia que uma lâmpada fluorescente de 40W ilumina mais do que uma incandescente de 150W? E ainda 10 vezes mais!?Atualmente, as luzes LED estão sendo cada vez mais utilizadas, pela sua durabilidade e economia. Elas podem economizar até 80% mais energia em relação a outras lâmpadas.

Com um custo inicial mais caro, porém valendo a pena pela economia, use temporizadores ou sensores de presença junto às lâmpadas. Também é bom usar fotocélulas em locais como corredores externos e garagens, para que as luzes somente se acendam quando escurecer.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *