É com um bom projeto que você pode executar sua obra com precisão. Desta maneira, você consegue economizar tempo e dinheiro, assim como recursos naturais.
Um bom profissional consegue tirar proveito das características naturais, como ventilação e iluminação, implementando em seu projeto, promovendo o bem estar dos moradores e das nossas cidades.
Muito se fala em arquitetura sustentável, mas nada mais é do que aproveitar o que temos a nossa volta, evitando o desperdício de materiais e de energia. Por isso, planejar e evitar custos desnecessários é fundamental. O profissional começa pensando em tirar partido do terreno onde o futuro projeto será construído.
Umas das coisas a serem pensadas é derrubar o mínimo de árvores possível, para a efetuação do projeto. Depois deve-se pensar em como o projeto estará relacionado com os vizinhos e com o entorno.
É primordial verificar de onde vem o sol, as chuvas e os principais ventos, para valorizar a melhor insolação e a ventilação cruzada, evitando assim o uso excessivo do ar-condicionado. Tanto as paredes (que podem ser mais largas ou mais finas) quanto o tamanho das aberturas mudam conforme o clima do local.
As janelas e portas devem ser bastante funcionais, proporcionando a valorização da vista, boa ventilação e iluminação natural, além de facilitar o fluxo dentro da edificação. Mas, sabe-se que quanto maior abertura, mais o calor vai entrar no verão e o sair no inverno. Por isso, uma boa medida deve ser pensada logo no início do projeto.
Para evitar áreas desnecessárias, e consequentemente gastos excessivos, é preciso pensar na área útil a ser construída, criando espaços que são, ao mesmo tempo, funcionais e inteligentes.
Semana que vem, mais dicas para o seu projeto!
Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook
Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid