Escolhendo a grama ideal para o seu jardim

fonte: http://jardinagempirabeiraba.blogspot.com.br/p/gramados.html

Seja qual for o tamanho do seu jardim, a utilização da grama correta faz toda a diferença tanto para um bom resultado de projeto. Além disso, ela valoriza e destaca a beleza das plantas ornamentais no jardim.

São muitos os tipos de gramíneas e cada uma atende a uma característica especifica de projeto. Por isso, para tomar a decisão certa é preciso levar em conta questões como:

  • Umidade
  • Tipo de solo
  • Luminosidade
  • Nível de pisoteio que o gramado será exposto.

Esses itens são importantes, pois a escolha errada pode significar um gramado feio e com aparência de mau cuidado.

Os tipos mais comuns de grama usadas no Brasil são:

  • Esmeralda (Zoysia japonica): de folhas estreitas, cor verde-esmeralda, a grama é cultivada a pleno sol e não é apropriada para tráfego intenso. É indicada para uso em jardins residenciais, condomínios, playgrounds…
  • São-carlos (Axonopus compressus): é a grama mais utilizada no Brasil, se desenvolve tanto com o sol, como em locais semi sombreados. Prefere o clima frio e tem boa resistência ao pisoteio e ao ataque de pragas. Indicada para jardins públicos, residenciais, principalmente sítios e fazendas.
  • Santo-agostinho (Stenotaphrum secundatum): ideal para áreas sombreadas e regiões litorâneas, mas contra indicada para locais muito frios. Ideal para jardins residenciais e de empresas, casas de campo e de praia.
  • Grama coreana (oysia tenuifolia): deve ser cultivado a pleno sol, em solos férteis e com irrigações regulares. Não tolera pisoteio ou secas. Própria para uso em jardins residenciais e condomínios.
  • Grama-preta ou Grama-japonesa (Ophiopogon japonicus): não é uma gramínea, mas é utilizada para forrações em áreas sombreadas. Não agüenta pisoteio, porém não precisa ser aparada. É usada principalmente para bordadura de canteiro ou áreas sombreadas.

Lembrando que para manter a grama sempre bonita, precisamos garantir as podas geralmente a cada 15 dias, exceto no uso da grama-preta, para que a grama não fique com aparência ressecada.

Para mais informações e cuidados exclusivos com o seu jardim, contate um profissional especializado.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *