Coletores solares x painéis fotovoltaicos

Que no Brasil o sol está sempre presente é evidente, mas, porque não aproveitarmos essa fonte de energia melhor?  Mesmo como um dos países com maiores níveis de radiação solar no mundo, essa fonte de energia renovável ainda não é amplamente utilizada.

E qual a diferença entre coletor solar e a painel fotovoltaica? Nesse artigo vamos apontar as características de cada um e sua melhor aplicação dentro do projeto.

Enquanto o painel fotovoltaico converte energia solar em energia elétrica, os coletores solares transformam o calor em energia térmica, para aquecimento de água por exemplo.

Os painéis fotovoltaicos convertem a energia solar em energia elétrica para o funcionamento de aparelhos eletrônicos, geladeiras, entre outros.  Eles requerem tecnologia de ponta para produção, sendo assim caros.

Já o coletor solar é mais simples, sua instalação é mais fácil que a do painel fotovoltaico e ele é muito utilizado no aquecimento de chuveiros e piscinas. Ele funciona da seguinte maneira: a água fria passa pelos canos que estão dentro dos coletores; esses canos e o fundo retêm o calor proveniente do sol. O vidro que cobre o dispositivo auxilia no aquecimento dos componentes, fazendo com que a água esquente sem necessidade de uso da energia elétrica. Isso gera uma economia de até 80% na conta da luz. Eles ainda podem ser feitos  materiais recicláveis, como garrafas pet e caixas de leite  tetrapak.

Valores

Ainda é muito caro utilizar painéis solares, entretanto um sistema bem projetado pode economizar até 70% da energia para aquecimento de água, e tem o retorno por volta de 3 anos.

Orientação

Lembrar que para uma melhor utilização dos painéis, por  estarmos no hemisfério sul, a melhor orientação do painel é para o norte.

Imagem: obviousmag.org

 

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:

Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter

Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr

Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina | UFSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *