Qual é melhor escada para sua casa?

Ligar dois níveis em uma residência pede muita pesquisa e trabalho para saber qual é o estilo da escada que melhor se encaixa nos ambientes.

Afinal, muitas variáveis englobam o projeto de uma escada. Que material vai ser utilizado, como será o corrimão, quantos patamares, qual o cálculo ideal para os degraus, localização da escada e muitos outros. Pensar nos diversos modelos de escadas pode dar dor de cabeça nos profissionais e  nos donos da casa também, mas é fundamental dedicar muita atenção à essa etapa na obra.

Escadas de madeira são charmosas e dão um ar elegante, mas precisam ser feitas por um profissional que conheça e tenha prática com trabalho neste material. Escadas vazadas são boas para integrar o ambiente, mas podem não se encaixam bem caso você queira um design mais moderno ou arrojado. Outra coisa, ao fazer uma escada vazada pense se o espaço necessário sob ela não fará falta no espaço do ambiente.

Escadas nomolíticas, aquelas que tem a estrutura por baixo, deixam um espaço que pode ser usado como lavabo, armário, estante ou até mesmo gavateiros.

Escadas mais modernas podem ser feitas com piso/ou guarda corpo de vidro. Elas ficam muito leves nos ambientes e normalemte são feitas com estrutura de aço.

Escadas plissadas, feitas normalmente de concreto, seguem uma forma única, com degraus que dão estabilidade ao material e permitem apoiar tudo em uma única viga:

Para ter uma escada confortável, o ideal é ter uma altura do degrau entre 16cm e 18cm. O piso deve ter no mínimo 26cm, não ultrapassando 30cm. E a largura não deve ser menor do que 90cm. Para facilitar, as medidas mais usadas são 17cm de altura, com piso de 28cm.

Escadas em caracol são boas para espaço pequenos, mas não devem ser usadas caso o uso seja diário por crianças ou idosos. Assim como escadas em leque também não devem ser usadas. O ideal é fazer patamares retos.

Related Posts with Thumbnails


Comentários

  1. nossa a primeira escada e show vou faze na minha não sei como pois to tao sem condições mas vou tentar obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *