Verão, férias e paisagismo!

Com a chegada do verão, as plantas também precisam de cuidados especiais. E é nessa época que muitas pessoas vão curtir suas férias em casas de praia.

Por esse motivo que os jardins e varandas devem estar em perfeito estado, para que todos possam curtir o descanso junto a ambientes repletos de verde e de natureza.

Ao fazer um jardim no litoral, você ficar atento às espécies que se adequam a climas tropicais. O vento, maresia e terreno arenoso também devem ser analisados, antes da escolha das espécies.

Uma coisa que deve ser pensada ao planejar o paisagismo da casa é a época de floração das plantas. Pois elas devem florescer e dar frutos no verão, tudo isso aliado a pouca manutenção. Do que adianta ter uma bela planta na casa de praia, se ela só floresce ou dá frutos no inverno?

Alguns exemplos de plantas tropicais para serem usadas na sua casa: palmeiras, coqueiros, heliconias, alpineas, ravenalas, hibiscos, cicas, pandanus e phoenix. Espécieis de climas praias aguentam melhor os fortes ventos e a ação da maresia. Em locais totalmente abrigados da luz solar, você pode usar o lírio da paz, marantas, chamaedoreas, cingonio e licualas.

As cores tropicais são intensas e conferem um ótimo astral onde são dispostas, mas a paisagem deve ser harmônica e não contrastar com a beleza natural da praia ou orla marítima no caso de praias mais urbanas.

Se há espécies apropriadas ao clima praiano, também existem as que não vão bem neste ambiente e devem ser evitadas como a azaleia, hortências, roseiras e pinheiros. Plantas de clima temperado também não se adaptam ao litoral brasileiro.

Os móveis e acessórios também são muito importantes e devem ser resistentes aos mesmos fatores climáticos. Uma escolha inteligente são materiais laváveis e os tratados com resina especial que protege da radiação UV. Para opções mais sofisticadas são boas pedidas madeiras resistentes que dispensam manutenção, sempre protegidas com verniz náutico. Deve-se fugir de metais, pois eles enferrujam com a maresia.

Para transformar a jardinagem em algo mais próximo e familiar, deixe que as crianças façam parte desse momento de contato direto com a  natureza, seja nos jardins ou nas varandas. Já que nesta época do ano a convivência com a família é mais intensa  e em meio a um clima leve, as crianças desenvolvem uma consciência ecológica em uma atmosfera divertida e sem imposições.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook


Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *