Coberturas: usando a barreira radiante de maneira correta


As coberturas possuem um papel fundamental quando falamos em ganho de calor da edificação.  Entende-se quando se fala de ganho de calor na edificação, quanto certos elementos contribuem de acordo com seu desempenho térmico. Por exemplo, desde o tipo de material utilizado na parede, o tamanho das aberturas, o tipo de vidro utilizado como também o comportamento dos usuários, quantidade e atividades ali desenvolvidas.

E como resolver o ganho de calor das coberturas?

No artigo anterior (clique aqui)  já falamos que pintar as telhas com uma tinta clara ajuda e muito na redução do ganho de calor por radiação nas edificações. E o que mais se pode fazer?

Uma solução simples e eficaz e a utilização das barreiras radiantes.

Atualmente se têm usado cada vez mais as barreiras radiantes pra reduzir o fluxo de calor emitido pelas coberturas durante os horários quentes de verão, entretanto muitas vezes de maneira errada.

A propriedade das barreiras radiantes é a baixa emissividade (a maioria dos componentes da construção civil possui alta emissividade), característica presente nos metais polidos. Sendo uma alternativa de isolação térmica para promover um maior conforto para os usuários.

A maneira que ela vem sido aplicada é de forma que a sua superfície de baixa emissividade (favorável para uma maior barreira do ganho do calor) voltada para o telhado. Com essa posição, a superfície começa a acumular detritos, o que modifica por inteiro suas propriedades ocasionando o efeito contrário do proposto.

Para preservar o desempenho ao longo do tempo das barreiras radiantes é importante que a instalação seja feita de maneira correta, ou seja, com a sua superfície de baixa emissividade (brilhante) voltada para o ambiente.

 Imagem: pt.made-in-china

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:

Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter

Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr

Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina | UFSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *