Mesmo com tanta divulgação e interesse da população, algumas dúvidas ainda são frequentes sobre as atitudes ecológicas no dia-a-dia. Para esclarecer de uma vez por todas, aí vão alguns dos mais comuns questionamentos. Vale a pena conferir…
1-) Os produtos orgânicos são realmente 100% orgânicos?
Sim, desde que a certificadora que lhe dê tal título seja confiável, como o Instituto Biodinâmico e a Ecocert, entre outras. Para certificar um produto agrícola como orgânico, o IBD, por exemplo, exige: desintoxicação do solo, não-utilização de adubos químicos e agrotóxicos, atendimento às normas ambientais do Código Florestal Brasileiro, recomposição de matas ciliares, preservação de espécies nativas e mananciais, respeito às normas sociais baseadas nos acordos internacionais do trabalho, bem-estar animal e envolvimento com projetos sociais e de preservação ambiental. O cumprimento de todas essas etapas é a garantia de que o produto é realmente 100% orgânico.
2-) Chuveiro elétrico, a gás ou aquecedor solar?
A melhor opção é o aquecedor solar. O Sol é fonte de energia limpa e inesgotável. Mesmo que o equipamento de aquecimento de água por energia solar seja mais caro do que um chuveiro elétrico, o investimento será pago pela conta de luz mais barata. Entre o chuveiro elétrico e o a gás, o impacto é semelhante.
3-) Tudo que é biodegradável é bom? Até o plástico biodegradável?
Os produtos biodegradáveis são preferíveis aos não biodegradáveis, mas isso não significa que não sejam poluentes. O plástico biodegradável tem a propriedade de se degradar em poucos meses, em vez de permanecer no meio ambiente por décadas, como o plástico comum.
4-) Ao comprar uma bebida no supermercado, deve-se escolher as de garrafa PET, lata, garrafa de vidro retornável, garrafa de vidro descartável ou Tetra Pak?
Todas as embalagens têm impacto em seu processo de fabricação e no descarte. Entretanto, é preferível utilizar as garrafas de vidro e alumínio por serem recicláveis.
5-) Embalagem Tetra Pak deve ser descartada em recipientes de metal, papel ou plástico?
Nos recipientes de papel, pois seu destino será a fábrica de papel reciclado, onde será feita a separação entre os tipos de folha. Basta limpar superficialmente e deixar secar as embalagens que contenham líquidos.
6-) Enxugar as mãos em toalha de papel ou naquelas máquinas que fazem vento?
Tudo indica que as máquinas que fazem vento são mais econômicas, mesmo movidas a energia elétrica. Na produção das toalhas de papel, além do consumo de madeira, a fabricação requer enormes quantidades de água e também da própria energia elétrica.