Você já usou jornal para limpar suas janelas?

Quem limpa a casa sabe que é um tormento lavar as janelas não é mesmo? Quando é em um lugar alto, muitas donas de casa simplesmente fazem vista grossa. Mas em algum momento será preciso limpar os vidros de alguma forma.

Por vezes limpar as janelas com panos, papéis toalhas, ou outros materiais podem deixar fiapos espalhados pela superfície. Mas você sabia que uma maneira muito eficiente de limpeza é usar uma combinação de vinagre branco, água e jornais?

Isso mesmo, jornais. Além de ser um material descartável, você não precisará lavá-lo depois de usar. A explicação de por que o jornal é bom para limpar a janelas tem algumas teorias: alguns diziam que é por causa das antigas tintas usadas, que eram a base de petróleo, outros falam que os solventes usados nas tinhas ajudam na limpeza. Mas uma coisa é certa, como ele é um material que é feito para absorver a tinta impressa sobre ele, o mesmo não possui substâncias usadas em revistas por exemplo, que faz com que o papel não retenha a água. Assim ele não absorve os líquidos e não somente empurra para os lados.

A textura arenosa do papel do jornal ajuda a remover o pó e a sujeira como poucas coisas. Como o vidro é uma superfície lisa e não porosa, a tinta do jornal não adere a ele, como acontece na madeira, por exemplo.

Você também pode passar o jornal seco sobre o vidro para tirar as manchas. Nem sempre ele precisa ser molhado com água. Mesmo porque a água suja que sairá pode acabar sujando outras superfícies. Outra dica é fazer a limpeza em dias nublados. O sol seca muito rápido a solução líquida que você usar, ocasionando manchas.

As tintas atuais, são feitas à base de óleos vegetais e por isso são menos propensas a riscar do que as tinhas do passado. Essa ideia de usar o jornal para limpar janelas, é quase como uma tradição doméstica. Mas que funciona, funciona.

Related Posts with Thumbnails


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *