Como fazer reciclagem no condomínio?

Cada morador de um condomínio produz, em média, 1kg de lixo todos os dias. Muitas pessoas se esforçam para manter a qualidade de vida ambiental, realizando corretamente a coleta seletiva.

De todo lixo produzido, 60% é reciclável, porém muitas vezes não é dado um devido fim para esse lixo.  Aprenda neste post algumas questões importantes antes de inicar a reciclagem de materiais.

Em primeiro lugar, é necessário que o ambiente de armazenamento desse material esteja sempre limpo e fechado para evitar o mau cheiro e a entrada de ratos, barata, mosquitos e outros animais que possam contribuir para o surgimento de doenças. Uma solução usada por alguns prédios é o uso de contêineres de plásticos, equipamento mais fácil de gerir.

Depois, é preciso tomar cuidado com materiais como plástico e papéis, pois são de alta combustão e podem causar incêndios. Para amenizar danos causados, sempre é muito importante manter as seguradoras avisadas, para que haja ressarcimento compatível com o acidente ocorrido. Sem esse contato, a empresa seguradora pode alegar omissão por parte do condomínio, causando ainda mais dores de cabeça para os envolvidos.

As pessoas que são responsáveis pela manipulação dos materiais a serem reciclados devem receber treinamento, usar equipamentos adequados, receber pagamento por insalubridade e outras medidas para evitar ferimentos e ocorrências mais graves.

Visto estes pontos, o próximo passo é a conscientização dos moradores da separação dos materiais recicláveis, verificação dos dias em que os caminhões da prefeitura da coleta seletiva passarão, ou o fornecimento desse material para sucateiros. O importante é poder dar um destino mais correto para todo lixo que é produzido nos condomínios.

Tenha sempre dois lixeiros na sua cozinha, um para lixo orgânico e outro para lixo seco e reciclácvel. Assim você estará ajudando o planeta, não poluindo rios e fazendo com que o aterro sanitário receba somente lixo comum e orgânico, aumentando sua vida útil.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *