Como cuidar de cactos

Os cactos são plantas que se adaptam muito bem a climas áridos e caracterizam-se por terem muitos espinhos. É importante, como qualquer outra planta, que recebam sol, ventilação e umidade, no caso deles, em pequena escala.

Mas você sabe como cuidar de um cacto? Não é somente porque eles são mais resistentes que algumas plantas que significa que precisam de menos cuidados. E são alguns cuidados diferenciados. Confira:

Em sua maioria, os cactos precisam de luz direta para se desenvolver melhor. Na ausência dela, eles tornam-se estiolados, ou seja, alongam-se ou entortam-se à procura da luz, além de não produzirem flores e seus espinhos se ficarem mais finos e sem cor.

Um bom solo para estas plantas é uma mistura feita de 3 partes. 1/3 de areia grossa, 1/3 de terra comum e 1/3 de matéria orgânica (húmus de minhoca, esterco curtido, etc.)

Os vasos onde forem plantados, devem ter boa drenagem para que a água não se acumule nas raízes dos cactos, evitando o apodrecimento. Na natureza eles vivem com pouquíssima água, obtendo-a pela umidade do ar, ou com raízes muito longas, às vezes por centenas de metros de rochas. Cactos com mais de 3 anos devem ser regados somente uma vez por semana, mas verifique se o solo está seco antes de fazer isso. No inverno aconselha-se nem molhar os cactos.

Uma planta que passa o verão inteiro sem crescer, dá sinais de que precisa ser replantada. Fique de olho no seu cacto daqui por diante. Caso ele não cresça, é sinal de que o vaso onde ele está plantado está sem substrato ou que já é pequeno demais para suas raízes se desenvolverem.

Nunca deixe a planta em locais abafados, como um banheiro, por exemplo. Mantenha-o em ambientes arejados, como uma janela, varanda ou sacada.

Uma dica para acelerar o crescimento de um cacto, é colocá-lo dentro de uma mini estufa, como uma garrafa PET. A umidade dentro da garrafa é absorvida pelo cacto normalmente. O crescimento pode aumentar em até 25%, porém nestes casos a rega deve ser ainda mais espaçada, já que a umidade se mantém alta.

Fonte da imagem: www.plantasonya.com.br

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails


Comentários

  1. Tenho um cacto há 10 anos, mudei ele de vaso (vaso espelhado) ele esta apodrecendo, como faço pra recuperá-lo… se é que dá para fazer isso..
    aguardo resposta urgente.
    Muito obrigada

  2. Prezada Sirlene,

    que pena que seu cactos está apodrecendo, eles dão sempre um ar exótico e lindo em casa.

    Para recuperá-lo encontrei um link que espero que te ajude: http://www.giaco.me/lli/1f4

    Volte sempre!
    Juliana

    “Tenho um cacto há 10 anos, mudei ele de vaso (vaso espelhado) ele esta apodrecendo, como faço pra recuperá-lo… se é que dá para fazer isso..
    aguardo resposta urgente.
    Muito obrigada”

  3. Angelica, procure uma loja especializada!
    Eles vão saber lhe indicar produtos e procedimentos que precisa fazer para cuidar do seu cactos!

    Juliana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *