Você conhece os cobogós?

Você sabe o que é cobogó? Ele é um elemento arquitetônico totalmente brasileiro muito utilizado nas décadas de 50 e 60, mas que está sendo muito utilizado na arquitetura contemporânea.

Pode ser usado tanto externamente como internamente e é um elemento que permite a ventilação do ambiente e ao mesmo tempo uma certa proteção solar. Conheça mais a seguir.

Esses blocos vazados, criados em 1929, eram normalmente feitos em cimento, sendo atualmente encontrados nos mais diversos materiais, como o vidro, madeira, cerâmica e até porcelana. Objeto decorativo, permite a passagem da luz, mantendo o ambiente iluminado e ainda evita o superaquecimento. Por esse motivo é muito utilizado externamente em regiões mais quentes.

Hoje a utilização do cobogó tem um caráter decorativo e é muito utilizado como um meio de criar privacidade no interior do ambiente sem comprometer a ventilação e  luminosidade. Também é usado para dividir ambientes mas sem perda total da visão entre eles.

Confeccionados em diversos formatos e até mesmo com efeitos em 3D, também tem sido produzido em cores, para alegrar o ambiente ou ainda em tons mais neutros para dar um maior requinte e sofisticação ao espaço.

Por ser um recurso versátil e em diversos modelos, pode ser usado em outras partes da casa, como um móvel divisor, uma mesa, porta-revistas, uma adega na cozinha ou quem sabe até mesmo um porta-brinquedos para as crianças. Seu uso só dependerá do tamanho da criatividade  do projetista.

Pela sua versatilidade, ventilação, formas, volumes e o jogo de cores, luzes e sombras , esse elemento estará presente cada vez mais na decoração de fachadas, casas e design de interiores.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site:http://www.giaco.me/lli/resid 

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *