As medidas sustentáveis precisam que haja uma verdadeira interação dos sistemas e estratégias empregados para estarem coerentes com o conceito de sustentabilidade. Muitas vezes, elas se limitam a detalhes e elementos isolados.
O trabalho é complexo: a arquitetura, as tecnologias utilizadas, a região e o próprio programa de necessidades dos usuários de cada tipo de edificação devem ser considerados como variáveis. Elas irão influenciar diretamente na eficiência da edificação e o seu impacto no meio ambiente. Portante, a arquitetura deve se adaptar ao clima por meio de diferentes estratégias bioclimáticas, com combinação de técnicas modernas e tradicionais.
Algumas das etapas para elaboração de uma arquitetura bioclimática são:
- Estudo da zona bioclimática (a zona bioclimática caracteriza cada região);
- Análise das características da zona e do local do projeto, assim como as necessidades dos usuários;
- Estudo das melhores estratégias bioclimáticas de acordo com toda a análise feita;
- Adoção das estratégias e tecnologias viáveis para o projeto.
Confira imagens da Escola de Arte, Design e Comunicação, da Universidade Tecnológica de Nanyang, Singapura.
Como se nota, a região e a zona bioclimática em que ela se encontra, influencia diretamente sobre as soluções de projeto a serem adotadas. Fique atento ao blog para mais informações sobre arquitetura bioclimática! E Confira a matéria anterior sobre o conceito de arquitetura bioclimática.
Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook
Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid
Comentários