Isolamento térmico no verão

Agora no verão, todos queremos uma casa fresquinha que não aqueça muito durante o dia. Para isso, os cuidados devem ser tomados desde o começo, no projeto da casa.

Existem algumas técnicas construtivas para que você possar usufruir da sua casa confortavelmente, tanto no inverno como no verão. Confira algumas delas a seguir.

Apesar de encarecerem um pouco o projeto inicialmente, pensar em isolamento térmico-acústico logo no início no projeto irá ajudar muito a economizar no futuro. Com uma casa bem projetada, você irá gastar menos energia elétrica para resfriá-la ou aquecê-la, lembrando-se que existem meios naturais para isso.

Fazer uma casa com paredes duplas, por exemplo, ajudará muito na transmissão de calor em todas as estações entre o exterior e o interior. Entre as paredes, você pode optar por deixar uma camada de ar somente ou aplicar materiais como lã de rocha, por exemplo. Também há a opção de fazer uma parede simples e aplicar lã de rocha com revestimento de drywall, como na imagem.

Cada vez mais utilizadas em prédios residenciais, as paredes duplas e as com gesso acartonado ajudam no conforto térmico e acústico. Existem construtoras que também tratam as lajes entre os pavimentos, já que 15% do calor perde-se através do chão. Sem contar que vai melhorar muito na questão do ruído entre os vizinhos.

Já comentado no artigo anterior, o local que mais esquenta de uma casa é o telhado e existem diversas maneiras de dissipar essa calor.

Para portas e janelas, o recurso mais utilizado são os vidros duplos ou a calafetação das mesmas, que nada mais é do que o fechamento das frestas das esquadrias. Também há a opção de utilizar cortinados, principalmente os mais pesados, que também conseguem proporcionar um bom isolamento acústico. Até mesmo revestimentos de parede em tecido ajudam nesse isolamento.

O ideal é projetar espaços onde haja ventilação cruzada e com isso evitar o uso do ar-condicionado. Uma brisa fresca sempre será melhor do que um ambiente fechado e sem circulação de ar. Em regiões como o nordeste, onde é certo que o calor se estenderá o ano todo, existem medidas utilizadas pelos arquitetos de fazer na própria parede elementos de circulação contínua, como os cobogós.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *