Dicas sustentáveis para o seu projeto II

Com um bom profissional ao seu lado, você pode se cercar de etapas e métodos construtivos para construir melhor, sem gastar muito material ou desperdiçar tempo.

Saiba que investir em projetos complementares também facilita a obra e permite atingir os objetivos mais rapidamente, pois uma edificação gera impactos ao longo de toda sua vida e você deve visar minimizar esses danos.

Dê uma boa atenção aos projetos complementares, como o estrutural, elétrico, hidráulico, telefônico, ar condicionado, para economizar mão de obra, material e energia.

Caso tenha pela frente um projeto comercial, como uma loja por exemplo, tenha em mente a acessibilidade também. Adaptar um edifício em caso de reformas também é importante para que todos tenham acesso ao espaço. Pensar nisso de antemão evita reformas futuras e o gasto desnecessário de material e energia.

Uma ótima opção é escolher materiais que possam ser reciclados ou ainda que sejam naturais, como o bambu por exemplo. Outra escolha que deve ser feita é por materiais da mesma região em que o projeto está sendo feito, para que não se gaste muito com o transporte até a obra. Como exemplo disso estão a terra, a madeira, a areia, ou itens que podem ser comprados nas redondezas.

Você pode usar ainda cercas de bambu, artigos de demolição como a madeira, esquadrias ou até mesmo telhas de cerâmica, tubulações de plástico reciclado,  produtos hidráulicos de baixo consumo de água, reaproveitamento da água da chuva, tintas à base de água, entre tantos outras opções no mercado.

Ainda há várias medidas que podem ser tomadas como o reuso da água, a instalação de painéis fotovoltaicos, aquecimento solar, ou uma estação de tratamento que utiliza plantas para filtrar as impurezas do esgoto, chamada zona de raízes.

Enfim, opções para você economizar a curto, médio e longo prazo existem, cabe a você querer utilizá-las e ir atrás para conhecer novos métodos de ajudar o planeta e o seu bolso a ficarem no verde.

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:
Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter
Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr
Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *