Muro de concreto

Imagem: construcaodecasa.net

Pretendendo construir um muro ao redor de casa? Hoje falaremos sobre o muro de blocos de concreto. Eles podem ser feitos por placas de concreto pé moldada ou também feitos de blocos de concreto de 10cm x 20 cm x 40 cm.

Antes de qualquer obra é preciso consultar na prefeitura se há uma legislação sobre altura, afastamentos e larguras dos passeios da cidade, isso vai nortear na hora de fazer o projeto do seu muro. A assistência de um profissional qualificado na área é fundamental para verificar as consultas, quantificar e calcular o projeto do muro.

A primeira etapa ao se fazer o muro é sempre a limpeza da área. Retire entulhos, folhas e marque a área tomando cuidado com o alinhamento.

Logo é feita a abertura da vala da fundação do muro, que deve ser bem compactada e ter no mínimo 30 cm de largura. Sua profundidade vai depender das dimensões estabelecidas e como é o solo do terreno. Normalmente muros de até 1 m de altura precisam de 20 cm de vala; 1,50m de 30 cm; 2,50 m de 40 cm.

O máximo do comprimento entre pilares deve ser de 2,80 m. E quando a altura do muro é maior de 2 m é necessário amarra com uma cinta de concreto armado na metade do muro.

A maneira mais simples de fazer o acabamento no muro é através da aplicação do chapisco, atente as orientações de umedecer de acordo com a necessidade!

 

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:

Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter

Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr

Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina | UFSC


Comentários

  1. Para facilitar, é possível usar uma retro para fazer a vala do muro? Teoricamente, a largura ficaria em torno dos 70, 80 cm. Isso teria problema?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *