A importância do descarte correto das pilhas e baterias

No Brasil são produzidas milhões de pilhas e baterias por ano, agravadas pelo comércio irregular das que são  produzidas na China que, muitas vezes não seguem o padrão estabelecido por nosso país. As pilhas possuem um componente tóxico que, quando descartadas no lixo contaminam o solo e lençóis freáticos. Mesmo queimados os resíduos ficam nas cinzas e podem contaminar  a atmosfera.

Pela Resolução CONAMA  257/99 – Art. 1o As pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, necessárias ao funcionamento de quaisquer tipos de aparelhos, veículos ou sistemas, móveis ou fixos, bem como os produtos eletro-eletrônicos que as contenham integradas em sua estrutura de forma não substituível, após seu esgotamento energético, serão entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem, diretamente ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequada.

Uma das soluções é utilizar pilhas recarregáveis, pois a reciclagem desse material em nosso país é mínima, pois falta de consciência do consumidor, postos de coletas em lojas, fiscalização nas coletas por parte das indústrias e campanhas educativas para esta forma de reciclagem que muito ajudaria o meio ambiente.

 

Imagem: imunizadorahoffmann

Conheça também a Giacomelli nas redes sociais:

Twitter: http://www.giaco.me/lli/twitter

Flickr: http://www.giaco.me/lli/flickr

Facebook: http://www.giaco.me/lli/facebook

Você está procurando algum imóvel para alugar em Florianópolis? Conheça as nossas opções no nosso site: http://www.giaco.me/lli/resid

Related Posts with Thumbnails

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Juliana Yuriko | Arquiteta e Urbanista

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina | UFSC


Comentários

  1. Texto Legal. Como faço para ter seu contato? Sou professora de Química e estou desenvolvendo um app com meus alunos sobre pilhas, água e lixo na cidade de Campo Grande Ms, e gostaria de saber se poderia colocar o seu texto na parte das informações e citar seu blog.

    Att

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *